Diary da Leeh

domingo, 16 de janeiro de 2011

Continuação do primeiro post:


Barbies são torturadas por meninas, revela pesquisa
Agência Estado
A boneca Barbie é o objeto de tortura de muitas meninas, segundo uma pesquisa publicada hoje por acadêmicos britânicos. Segundo os pesquisadores da Universidade de Bath, os métodos de mutilação são variados e criativos, incluindo arrancar cabelos, decapitação e queimaduras.
Algumas bonecas são inclusive colocadas no microondas e têm suas pernas e braços removidos. A pesquisa foi realizada como parte de uma análise da influência das marcas na vida de crianças de 7 a 11 anos. A intenção dos estudiosos não era ter a Barbie como foco, mas eles levaram um susto ao constatar a rejeição, o ódio e a violência manifestados pelas crianças quando elas respondiam a perguntas sobre o que achavam da boneca.

Atos de tortura contra a boneca foram repetidamente relatados por crianças de todas as idades envolvidas no estudo, de todos os sexos e em diferentes escolas. Nenhum outro brinquedo ou marca provocou uma reação tão adversa. "Normalmente se espera que meninas adorem a Barbie. Mas elas sentem ódio", disse Agnes Nairn, uma das pesquisadoras. "As crianças não têm uma única Barbie, uma Barbie especial. Elas têm uma caixa cheia delas. As Barbies não são especiais, elas são descartáveis. A Barbie se tornou um ser inanimado. Ela não é mais vista como uma pessoa, uma amiga."

A pesquisa percebeu que a violência contra Barbies entre meninas adolescentes marca uma espécie de rito de passagem. "A razão mais comentada para a rejeição da Barbie era que ela era uma coisa de bebê, e as meninas a viam como representando a primeira infância, algo pelo qual já haviam passado", afirmou Nairn. "É como se a negação da Barbie fosse um rito de passagem e a rejeição de seu passado", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário